sábado, 27 de março de 2021

O jogo das gerações

Quem aqui nunca brincou do famoso jogo da velha? 

Aquele que passou várias gerações?

Se não brincou, com certeza já ouviu falar ou já viu alguém brincando. Isso porque esse jogo é lá do tempo da minha tatatatatataravó ( rsrsrsrs). Nas as pesquisas históricas encontramos que ela surgiu como passatempo entre as mulheres na Inglaterra, que ao final da tarde se reúniam para conversar e bordar. As que não bordavam mais se divertiam jogando. Há também registros em rochas e pedras encontradas na Grécia Antiga, então dá pra perceber que esse jogo é bem antigo mesmo.

 Nós adultos conhecemos essa brincadeira feita com lápis e papel, Mas como professores e pedagogos gostam sempre de novas idéias, com certeza conseguiu adaptar esse jogo de maneira que chame a atenção da criança e se torne mais divertido, sendo assim, esse jogo agora  também tem muitas variações.  Além do papel com lápis, podemos brincar utilizando o prato descartável, com tampinhas de garrafa e palitos e até na versão humana.  O jogo da velha na versão humana precisa de 6 jogadores, 3 com a mão na cintura representando o O, e 3 com os braços abertos representando o X. faça o tabuleiro no piso com giz, ou risque na terra, no quintal. assim, cada um se posiciona na casinha até formar a "velha".

Mas como jogar? Parece difícil, mas é muito fácil ( rsrsrs). São dois jogadores, um inicia. O objetivo é colocar as três peças de modo que formem uma linha na horizontal, vertical ou diagonal, aquele que que conseguir primeiro é o ganhador.

Veja esse exemplo  que pode ser usado para  trabalhar frutas, verduras ou o alimento que a criança gosta ou não gosta, estimular para uma alimentação saudável, enfim ( isso vamos falar em outro momento)

Esse é feito com bandejas ( que jogamos fora) tampinhas e fita, Mas pode riscar o tabuleiro com caneta, se não tiver a fita.

O que a criança aprende através desse jogo tão simples? 

Estimular o raciocínio lógico, estratégia, paciência, lidar com a frustração, atenção e concentração. Também trabalha desafio, conceito de agrupamento, conceitos matemáticos de linhas horizontal, vertical e transversal;  quantidades., classificação e o trabalho em equipe, no caso da versão humana. A partir dos 4 anos as crianças começam a compreender as regras com maior facilidade, mas para jogarem sozinhas, podem demorar um tempo.

É uma ótima atividade para fazer em família nas horas vagas, ou depois do almoço  e/ou do jantar. aqui em casa nos divertimos bastante. Veja abaixo imagens dos meus filhos que soltaram a imaginação.




Então, que tal começar hoje a brincar com seus filhos ? 

Aproveite que está em casa e coloque a memória para funcionar.


Abraços pedagógicos!

Por fabíola Tim Morais

https://espacocriatividadefabiolatim.blogspot.com/


Segue imagens para se inspirar.







Algumas imagens são da internet

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Jogos e brincadeiras na educação infantl

 No pôster anterior falei sobre o desenvolvimento  físico e psicológico da criança, que acontecem  através de estimulações, brincadeiras, descobertas e acompanhamento que o professor faz na educação infantil. Vale ressaltar que existem  vários jogos indicados para que auxiliam no processo de desenvolvimento infantil, como os que trabalham a percepção tátil, senso percepção e coordenação motora, de comparação, jogos e blocos de encaixe, cores e formas,  movimento, e outros que já preparam a criança para o processo de escrita.

Hoje quero destacar alguns desses jogos que os pais podem participar com os filhos em casa, assim, eles aprendem brincando. temos o jogo da velha, cadê a letra? amarelinha, pular corda, pega varetas e outros. .

Um jogo bem divertido conhecido por muitos é o pega varetas. Ele é ótimo para que a criança desde pequena  desenvolva  a coordenação motora fina e a força nos dedos para segurar a vareta, sem movimentar as outras. Também é um excelente recurso para estimular as funções executivas, atenção, concentração, equilíbrio e tolerância à frustração, principalmente com aquelas crianças que não aceitam perder. Sempre falo com os pais que na vida devemos saber e aceitar ganhar e perder,e que isso precisa ser ensinado aos filhos, sendo assim, a melhor forma de explicar é praticando jogos e brincadeiras tanto em casa quanto na escola. 

Outro fator importante para os que já estão no ensino fundamental I,  é que esse jogo permite aprofundar o conceito de multiplicação e como resolver um problema. 

 O objetivo  é retirá-las do monte sem mexer as demais. Quando mexe a outra vareta, aquele perde e o próximo jogador continua. ganha quem fizer mais pontos. para a contagem dos pontos, existe uma tabela de cores a ser seguida. 

Caso não tenha em casa pode criar usando palitos para churrasco, ou jornais  e tinta guache, ( bom é que seu filho também aprenderá as cores). Use sua criatividade!  Depois de pronto, encape uma caixinha, pode ser de "creme dental", personalize do jeito que quizer e divirta-se!

 No próximo encontro compartilharemos os benefícios dos demais jogos.

Fabíola Tim Morais


Fonte: espaçocriatividadefabiolatim

Abaixo segue modelos para você se inspirar.

imagens retiradas da internet





quarta-feira, 24 de março de 2021

Educação infantil

 

Primeira etapa da Educação Básica.

 A educação infantil é a base, pois é nessa fase do desenvolvimento infantil que as inteligências múltiplas começam a ser estimuladas.

 Primeiro passo é o acolhimento, a criança precisa ser bem recebida e o profissional precisa está preparado para qualquer reação que a criança venha ter, saber lidar, principalmente porque a criança está acostumada somente com a família ou outro ambiente de convívio e de repente, vai ter uma rotina diferente, tudo se torna novo para ela. É um momento de descobertas, capacidades, experiências, onde a mesma vai ter a imaginação e a criatividade estimulada de forma lúdica.

Por mais que ainda existem pessoas que acreditam que na educação infantil a criança só precisa ser cuidada pra não cair, pra não machucar, nem se sujar de tinta, a realidade não é essa, vai muito, mas muito mais além.

A educação infantil é  primordial na vida de uma criança, fase essa que precisa ser vivida na idade certa, pois é a partir daí que a criança vai se desenvolvendo tanto físico quanto psicologicamente, através de estimulações, brincadeiras, descobertas e acompanhamento que o professor faz diariamente. Por isso é importante que a criança seja assídua, e frequente regularmente as aulas.  A fala, aquisição da linguagem de acordo com a idade, comunicação, maneira de se expressar, o paladar, audição, e os outros sentidos também são estimulados e desenvolvidos desde bebê, porém, com mais frequência na educação infantil.


Antes de ler e escrever a criança precisa ter noção de coisas simples,  mas que são exclusivamente essenciais para o seu bom desenvolvimento, como conhecer o corpo, saber fazer leitura de imagem, ter equilíbrio corporal, noções de lateralidade, alto, baixo, direita e esquerda, ou seja, ela precisa ser preparada para depois começar a aprender ler, há um longo caminho a ser percorrido para que a criança esse objetivo seja alcançado. Isso inclui também, transmitir recados, recontar histórias, passar informações, aprender a pular, segurar um lápis, tesoura, pincel, etc.

Vale ressaltar que a participação dos pais ou responsáveis  nessa fase é primordial para que a criança se desenvolva melhor.

Até a próxima!


Fabíola Tim Morais

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TOD- Transtorno Opositivo Desafiador

 

Olá! Seja bem vindo aqui no nosso blog.

Aqui vamos falar um pouquinho de  cada coisa, envolvendo assuntos mais voltados para a área da educação, saúde e bem estar.

Iniciaremos falando de um transtorno pouco conhecido, mas se faz necessário que  os envolvidos na educação tenha  conhecimento desse transtorno para que não caia no erro de dizer que a criança ou adolescente que possui, tenha comportamento inadequado.


TOD que quer dizer Transtorno Opositor  Desafiador, é muito confundido com TDAH. Encontramos situações que a criança apresenta ou demonstra com frequência. Essas situações precisam ser observadas pelos pais, escolas e/ou outras pessoas que passam a maior parte do tempo com essa criança. Há uma explicação  científica para esse transtorno.

As características no comportamento é que indica se o indivíduo tem esse transtorno, como por exemplo, ser nervoso frequentemente, ser questionador,  gostar de desafiar, querer sempre se vingar, enfim. 

Aprender sobre esse assunto é essencial, pois as vezes passamos por situações que não sabemos como lidar e nem conhecemos, assim, não sabemos nem como intervir e por vezes podemos até agir errado.  Ano passado trabalhei numa escola em que, após uma situação triste que envolveu toda a turma, é que fui saber que o aluno além de autista tinha esse transtorno opositor desafiador. Ele não aceitou colocar o nome da aluna do grupo, no cartaz, e ao ser contrariado, ele arremessou mesas e cadeiras, bagunçando a sala e causando todo um alvoroço. A escola deu uma suspensão por 3 dias, e logo ficamos sabendo desse transtorno, que o aluno nunca havia demonstrado..

Existe tratamento tanto para o TOD quanto para o TDAH. No caso do TOD quando não é tratado causa prejuízos  de conduta,  de personalidade antissocial, etc. Então é importante fazer terapias psicológicas, ter acompanhamento e os pais precisam também ser orientados constantemente.

Se todos os profissionais da área da educação e saúde demonstrar interesse pelo assunto, então ele precisa buscar o conhecimento para um dia contribuir na vida de alguém, seja intervindo, ensinando ou diagnosticando, o importante é colaborar de alguma maneira.

Vamos nos aprofundar mais em nossos estudos!


Fabíola Tim Morais

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imagens da internet.

HÁBITOS NEGATIVOS DA DEPRESSÃO

  Tem depressão? A depressão é uma doença psiquiátrica extremamente séria que afeta muitas pessoas no Brasil e no mundo. Pode desencadear si...