Ao ler ou ouvir a palavra " brincar" logo nos associamos á criança, mas será que só criança pode brincar? Porque quase que nunca , nos referimos á adultos ou idosos? Porque criança gosta tanto de brincar?
São várias perguntas que podemos fazer a respeito do brincar , quando na verdade todo ser humano tem seu primeiro contato com a brincadeira logo nos primeiros meses de vida, quando os pais chamam a atenção do bebê fazendo uso ou não de um objeto.
Querendo ou não a brincadeira faz parte do ser humano durante todas as fases da vida, cada um á sua maneira, dependendo do ambiente e das pessoas que estão ao seu redor.
Há quem questione por exemplo que a criança na educação infantil, passa a maior parte do tempo brincando, e vê isso como algo desnecessário, não compreendendo que o brincar é extremamente importante para o desenvolvimento afetivo e para ajudar a melhorar o potencial da criança, isto porque ela recria a realidade usando a imaginação ou objetos simbólicos, Nas minhas experiências como mãe e professora, percebo que a criança aprende também, ao brincar de imitação e imita os adultos, principalmente quando brinca de faz de conta, casinha,etc. Assim , ela exercita suas potencialidades e se desenvolve cada vez melhor, pois ela age e se esforça sem sentir cansaço e sem cobranças, de livre e espontânea vontade.
Encontramos vários psicólogos, pedagogos e outros estudiosos que fazem contribuições importantíssimas em relação as brincadeiras na infância. Vigotsky mesmo, aponta que o brincar é uma atividade humana criadora, na qual a fantasia, a imaginação e a realidade caminham juntas na produção de novas maneiras de construir relações sociais com outras crianças e adultos.
Concluímos então que a brincadeira é extremamente importante na educação infantil, Vamos valorizar, e estimular as crianças a brincarem em casa, na escola, no espaço onde ela possa brincar e aprender ao mesmo tempo.
Fonte:espacocriatividadefabiolatim
penochaoespacodebrincar.com.br
Imagens da internet,
Nenhum comentário:
Postar um comentário