sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Intervenção em idosos

 Olá, Querido leitor!


Achou diferente essa imagem? 

Quero apresentar a você, que acompanha meus posts seja aqui no blog  ou no instagran, um assunto de extrema importância, porém  pouco divulgado, e voltado para idosos.

 Tenho visto muitas formações, cursos, lives voltados para crianças, mas quando chega até nós, adolescentes, adultos ou idosos, muitas vezes, não sabemos como lidar ou intervir porque há poucos materiais e estudos com comprovações científicas. 

Mas como o mundo é recheado de pessoas que de alguma forma fazem a diferença, encontramos aí o  Cleones Pereira, Psicopedagogo, Neuropsicopedagogo, e atualmente graduando Psicologia, que criou o grupo Estimula Cognição, voltado apenas para idosos e abrange todas as áreas, arteterapia, psicomotricidade, psicologia, musicoterapia, enfim.

 Lá encontramos vários profissionais que compartilham seus conhecimentos através de relatos de experiências, de estudos, pesquisas e assim, vamos aprendendo juntos para melhor intervir com os idosos. 


Estamos comemorando 1 ano de união, aprendizagem, troca de conhecimento, e convido você que tem convívio ou não com idoso, ou tenha  interesse em conhecer esse fantástico mundo dos idosos, a participar conosco. Siga nos pelas redes sociais.


Por Fabíola Tim Morais

Conhecimento é para ser compartilhado. 

instagram: 

@timorais

@cleonespereirasantos


quarta-feira, 11 de agosto de 2021

11 de Agosto: Dia do estudante


 O dia do estudante é um dia precioso! assim como é precioso cada dia da nossa vida.

Ser estudante, é aprender constantemente, desde o nascimento até o último dia de vida.

É preciso sonhar e acreditar em um futuro melhor! os estudos nos dá essa condição de sonhos e possibilidades, é é fundamental que o estudante adquira uma compreensão e uma percepção nítida dos valores, do convívio, das regras e do conhecimento que afinal de contas nunca é demais, é algo que não se compra e ninguém pode tirar de nós.

Estudar é conhecer mundos diferentes. è acordar sabendo que vai aprender algo novo, vai "quebrar a cabeça" tentando , vai ter dúvidas, desvendar misterios, ter uma nova descoberta e aprender algo novo.

Sempre digo aos meus alunos pra que insistam, persistam, mas nunca, jamais desistam de seus objetivos, mesmo que as vezes parecem não conseguir, devido as dificuldades no decorrer da trajetória, pois, as aparências ás vezes nos enganam e a vida nos reserva surpresas ( rsrsrs).

Tenho o hábito de usar com eles as 3 regras básicas para conquistar algo: Eu quero! Eu posso! Eu consigo! E tem funcionado bem. 

Tenho participado de vários grupos de estudos onde profissionais passam noites, dias, horas lendo, relendo, se desbruçando em livros, participando de encontros, simpósios, e palestras para aprender mais, se fortalecer e transmitir conhecimento aos demais. Como diz meu amigo, o  neuropsicopedagogo Cleones Pereira, é preciso conhecer para intervir. Tenho buscado esse conhecimento porque gosto e porque tenho incentivos positivos de grandes profissionais que são exemplos pra minha pessoa, entre eles, a professora mestre Eliane Ribeiro, administradora do grupo de estudos funções executivas .

Dedico esse post a todos os estudantes que tem se dedicado a aprender com o passado, agir no presente com o objetivo de transformar o futuro. Estudantes são aqueles que podem mudar o mundo! acredite em seu potencial, se esforce, se organize e não perca o foco.



Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende. 

( Leonardo da Vinci) 


Por Fabíola Tim Morais

Conhecimento é para ser compartilhado. 

instagram: @timorais


Superdotação



No dia 10 de agosto,  comemora-se o Dia Internacional da Superdotação.

A superdotação é vista pelos professores, na maioria das vezes, como uma habilidade e não como uma dificuldade, mas casos de superdotação e altas habilidades independem de raça,sexo,idade ou classe social,mas podem ter um fator genético relevante. Há casos em que a superdotação provoca obstáculos na vida da pessoa, principalmente na infância, quando a personalidade e interação social social começam a se desenvolver.

Ao desconfiar que uma criança ou adolescente do seu entorno se enquadre nesse perfil, é importante deixar de lado o romantismo de achar que tudo são flores na vida delas. Vale lembrar que é extremamente importante, os professores e responsáveis que lidam com a criança, saber que uma criança superdotada precisa no mínimo, das condições adequadas para se desenvolver, pois do contrário, pode acontecer das suas habilidades serem desperdiçadas por falta desse olhar diferenciado. 

É necessário oferecer condições para que ela se desenvolva de forma saudável, buscando ajudá-la a desenvolver seus talentos e a solucionar seus conflitos.

Isso pode ser feito por meio de acompanhamento psicológico, atividades extracurriculares, engajamento em projetos desafiadores,acordos de atividades extra com os professores e até um avanço no ano escolar quando necessário.

Cada caso é um caso e existem grupos e profissionais especializados neste segmento que podem ajudar muito neste processo.

Quer saber mais?

 Falaremos mais adiante, sobre as características da superdotação. 

Curte, comente e compartilhe para que mais pessoas tenham acesso a esse conhecimento.


Por Fabíola Tim Morais

Conhecimento é para ser compartilhado. 

instagram: @timorais



Fonte Érica Alvim

Imagens da Internet

HÁBITOS NEGATIVOS DA DEPRESSÃO

  Tem depressão? A depressão é uma doença psiquiátrica extremamente séria que afeta muitas pessoas no Brasil e no mundo. Pode desencadear si...