No dia 10 de agosto, comemora-se o Dia Internacional da Superdotação.
A superdotação é vista pelos professores, na maioria das vezes, como uma habilidade e não como uma dificuldade, mas casos de superdotação e altas habilidades independem de raça,sexo,idade ou classe social,mas podem ter um fator genético relevante. Há casos em que a superdotação provoca obstáculos na vida da pessoa, principalmente na infância, quando a personalidade e interação social social começam a se desenvolver.
Ao desconfiar que uma criança ou adolescente do seu entorno se enquadre nesse perfil, é importante deixar de lado o romantismo de achar que tudo são flores na vida delas. Vale lembrar que é extremamente importante, os professores e responsáveis que lidam com a criança, saber que uma criança superdotada precisa no mínimo, das condições adequadas para se desenvolver, pois do contrário, pode acontecer das suas habilidades serem desperdiçadas por falta desse olhar diferenciado.
É necessário oferecer condições para que ela se desenvolva de forma saudável, buscando ajudá-la a desenvolver seus talentos e a solucionar seus conflitos.
Isso pode ser feito por meio de acompanhamento psicológico, atividades extracurriculares, engajamento em projetos desafiadores,acordos de atividades extra com os professores e até um avanço no ano escolar quando necessário.
Cada caso é um caso e existem grupos e profissionais especializados neste segmento que podem ajudar muito neste processo.
Quer saber mais?
Falaremos mais adiante, sobre as características da superdotação.
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Por Fabíola Tim Morais
Conhecimento é para ser compartilhado.
instagram: @timorais
Fonte Érica Alvim
Imagens da Internet
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