sábado, 26 de junho de 2021

Transtorno Específico da Aprendizagem

 



O que é Transtorno Específico da Aprendizagem? 

Nada mais é, que condições de aprendizagem específicas como, disortografia, disgrafia, discalculia e dislexia. Observei que ultimamente a dislexia está sendo mais discutida, tanto pelos escritores e estudiosos, como pelos psicopedagogos. Ela é um assunto que vem sendo difundido de um tempo pra cá, não sendo mais importante que os demais, é claro!  Vale ressaltar que, nenhum desses transtornos tem medicamento porque não é uma doença e sim uma condição.

Esse transtorno  mais frequente, a dislexia,  é um genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico, ou seja, dislexia é a dificuldade da leitura e da escrita e é um transtorno específico de aprendizagem, uma diferença na forma como o cérebro processa a informação, com impacto na leitura, escrita ou matemática.

Como acontece a sua manifestação?

Ela manifesta-se por alterações no processamento fonológico (correspondência letra-som) e noutros domínios neuro linguísticos que resultam numa alteração significativa no domínio da leitura e da escrita, podendo também refletir-se na matemática, principalmente na resolução de problemas.

É necessário compreender que a leitura, embora seja automática para a grande maioria dos adultos, é uma tarefa muito complicada para todas as crianças. A leitura requer atenção, concentração, motivação, maturidade ao nível linguístico, motor e perceptivo, memorização auditiva e visual e coordenação visuo motora.

A dislexia pode ser genética ou hereditária, crianças com dislexia, tem também muitas vezes pais disléxicos. Existem vários sinais que podemos identificar logo na primeira infância, ou seja, na pré-escola tais como:

  • Ø  Atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem;
  • Ø  Dificuldade de aprender rimas e canções;
  • Ø  Fraco desenvolvimento da atenção;
  • Ø  Dificuldade com quebra-cabeças;
  • Ø  Fraco desenvolvimento da coordenação motora,
  • Ø  Falta de interesse por livros impressos .

No entanto, existem pequenos sinais a que é preciso estar atento. Crianças com dislexia podem apresentar problemas de:

  • Ø  Memória a curto prazo (seja esta visual, auditiva ou ambas)
  • Ø  Automatização (quando a criança não faz o click na sua aprendizagem ao passar a ler as palavras de forma automática, demorando muito tempo a decifrar cada letra, esta tarefa torna-se muito cansativa e desmotivante para a criança);
  • Ø  Coordenação sensório-motora (motricidade fina, lateralidade, letra muito feia);
Ø  Percepção visual ou auditiva, de orientação e/ou organização do espaço/tempo.

A Dislexia traz muitos prejuízos nas Funções Executivas, pois a criança tem lentidão na leitura, processar as informações, baixo repertório de palavras e com poucas expressões em entendimento de textos. Ela envolve geralmente a dificuldade de processamento dos sons da fala e a dificuldade de leitura de palavras. Assim, muito tem sido pesquisado em torno da relação entre a dislexia e áreas do cérebro que envolvem uma conexão entre decodificação sonora e decodificação visual.

Falaremos mais adiante sobre o diagnósticos e os demais transtornos citados no texto.

Até breve!


Fabíola Tim Morais



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Imagem da internet.

https://lndufmg.wordpress.com/2014/10/14/transtornos-especificos-da-aprendizagem-dislexia-e-discalculia/

 HAASE, V.G., et.  Discalculia e dislexia: semelhança epidemiológica e diversidade de mecanismos neurocognitivos. 2011. Mar. p.257-252.

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