O que é Transtorno Específico da Aprendizagem?
Nada mais é, que
condições de aprendizagem específicas como, disortografia, disgrafia,
discalculia e dislexia. Observei que ultimamente a dislexia está sendo mais
discutida, tanto pelos escritores e estudiosos, como pelos psicopedagogos. Ela é
um assunto que vem sendo difundido de um tempo pra cá, não sendo mais
importante que os demais, é claro! Vale
ressaltar que, nenhum desses transtornos tem medicamento porque não é uma
doença e sim uma condição.
Esse transtorno
mais frequente, a dislexia, é um genético
e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela
dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico, ou seja, dislexia
é a dificuldade da leitura e da escrita e é um transtorno específico de
aprendizagem, uma diferença na forma como o cérebro processa a informação, com
impacto na leitura, escrita ou matemática.
Como acontece a sua manifestação?
Ela manifesta-se por alterações no processamento
fonológico (correspondência letra-som) e noutros domínios neuro linguísticos
que resultam numa alteração significativa no domínio da leitura e da escrita,
podendo também refletir-se na matemática, principalmente na resolução de
problemas.
É necessário compreender que a leitura, embora seja
automática para a grande maioria dos adultos, é uma tarefa muito complicada
para todas as crianças. A leitura requer atenção, concentração, motivação,
maturidade ao nível linguístico, motor e perceptivo, memorização auditiva e
visual e coordenação visuo motora.
A dislexia pode ser genética ou hereditária, crianças com
dislexia, tem também muitas vezes pais disléxicos. Existem vários sinais que
podemos identificar logo na primeira infância, ou seja, na pré-escola tais como:
- Ø Atraso
do desenvolvimento da fala e da linguagem;
- Ø Dificuldade
de aprender rimas e canções;
- Ø Fraco
desenvolvimento da atenção;
- Ø Dificuldade
com quebra-cabeças;
- Ø Fraco
desenvolvimento da coordenação motora,
- Ø Falta
de interesse por livros impressos .
No entanto, existem pequenos sinais a que é preciso estar
atento. Crianças com dislexia podem apresentar problemas de:
- Ø Memória
a curto prazo (seja esta visual, auditiva ou ambas)
- Ø Automatização
(quando a criança não faz o click na sua aprendizagem ao passar a ler as
palavras de forma automática, demorando muito tempo a decifrar cada letra, esta
tarefa torna-se muito cansativa e desmotivante para a criança);
- Ø Coordenação
sensório-motora (motricidade fina, lateralidade, letra muito feia);
A Dislexia traz muitos prejuízos nas Funções Executivas,
pois a criança tem lentidão na leitura, processar as informações, baixo repertório
de palavras e com poucas expressões em entendimento de textos. Ela envolve
geralmente a dificuldade de processamento dos sons da fala e a dificuldade de
leitura de palavras. Assim, muito tem sido pesquisado em torno da relação entre
a dislexia e áreas do cérebro que envolvem uma conexão entre decodificação
sonora e decodificação visual.
Falaremos mais adiante sobre o diagnósticos e os demais transtornos citados no texto.
Até breve!
Fabíola Tim Morais
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Imagem da internet.
https://lndufmg.wordpress.com/2014/10/14/transtornos-especificos-da-aprendizagem-dislexia-e-discalculia/
HAASE, V.G., et. Discalculia e dislexia: semelhança epidemiológica e diversidade de mecanismos neurocognitivos. 2011. Mar. p.257-252.
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