Caro leitor,
Hoje quero compartilhar aqui com vocês um tema bastante polêmico entre pais e professores da educação infantil. Há os que defendem a alfabetização na primeira infância e os que defendem o lúdico.
Uma mãe me fez um questionamento a respeito da metodologia que alguns professores da CRECHE/CEIM em que o filho estudou, usam para ensinar a criança. Ela alega que o filho está no segundo ano do ensino fundamental e ainda não aprendeu a ler, e que parte desse atraso seria de responsabilidade do professor da educação infantil, (lógico, que alguns pais também não colaboram). Insatisfeita, diz que a criança sai da educação infantil sem ler porque passa a maior parte do tempo brincando.
Percebi então que não só ela, mas que muitos pais associam aprendizagem somente á leitura e escrita.A maioria não sabem que aprendizagem é o resultado de habilidades adquiridas e desenvolvida no decorrer do tempo. Por outro lado há educadores querendo fazer a vontade dos pais. è aí que vejo como um grande erro! Se faz necessário ter um equilíbrio entre as brincadeiras e a pré alfabetização.
Observo na escola que chegam com muita frequência, crianças que não conseguem avançar nos conteúdos porque foram “ queimadas” etapas importantíssimas pertencentes à fase da educação infantil, na ânsia de alfabetizá-las, não só em Português como também em inglês. Elas chegam copistas e os pais acham que estão alfabetizadas , mas na maioria das vezes não interpretam o que leem, quando conseguem ler com certa desenvoltura. Muito mais do que aprender a ler e a escrever as crianças precisam desenvolver competências e habilidades, (o que rege a BNCC) pq não adianta a criança supostamente ler e escrever aos 4/5 anos e não ter maturidade por exemplo para comer sozinho, ir banheiro tomar banho, ou se limpar, etc.
Esclareci pra essa mãe que, cada professor, após o planejamento supervisionado pelo pedagogo, de acordo também com as normas da instituição, (é claro!), usa um método de ensino adequado, que não seja, exclusivamente ensinar a ler. Antes de ler e escrever a criança precisa ter consciência fonológica, que é reconhecer letras e fonemas, e para isso acontecer eles devem ter uma educação infantil pautada em muita música, jogos e brincadeiras, além disso, precisa ter noções de lateralidade, entender os conceitos de grande/pequeno, grosso/fino, alto/baixo, enfim.
A criança só vai aprender com o lúdico, tendo emoção e fazendo sentido para ela, como brincar de amarelinha por exemplo, onde aprende os números (quantidade), o tamanho, espaço delimitado, coordenação motora, equilíbrio, competição e ainda se divertindo com os colegas. As vezes queremos que nossos filhos alcancem logo uma fase que ele na verdade ainda não está pronto, a nível de maturidade cerebral.
Mesmo com pesquisas e estudos com comprovação científica, há muitos educadores que acreditam que dessa forma, estão estimulando a criança á leitura, mas estímulo é uma coisa, pular etapas é outra. Há habilidades muito mais importantes nessa fase da educação infantil que devem ser estimuladas e que com certeza farão toda a diferença na consolidação de aprendizagens futuras.
Nós, professores e pedagogos precisamos ter muita cautela e nos atentarmos mais para as necessidades desta importantíssima fase, que é a pré escolar.
Esse assunto vai muito além rsrsrs, vou parar por aqui.
Por Fabíola Tim Morais
Conhecimento é para ser compartilhado.
instagram: @timorais
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