sexta-feira, 1 de abril de 2022

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

 

Olá, Querido Leitor!

Hoje, escrevo um pouquinho sobre esse assunto bastante comentado no ambiente escolar, mas, que na minha opinião, só é dado a devida importância quando se comemora o dia Mundial. Se pensarmos com carinho, todos os dias se faz necessário conhecermos um pouco esse "mundinho" azul, pois mesmo quem não é educador, tem um amigo, vizinho, colega  que convive com uma pessoa diagnosticada como autista. Seria interessante se todos buscassem o conhecimento a respeito do assunto para ajudar, pois toda ajuda é bem vinda.


               O dia 2 de Abril, data escolhida para ser o Dia Mundial da Conscientização do Autismo , foi criado pela Organização das Nações Unida( ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação á população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA) sigla que usada hoje. Observe que a maioria dos laudos vem apenas com a sigla.

             Importante salientar que o autismo é uma condição que atualmente é vista também como uma síndrome comportamental de nível complexo. Além disso, o autismo combina fatores genéticos e ambientais

             Vários profissionais estudaram acerca do assunto, até que no ano de 1967  4 características são consideradas  para o autismo. Percebe se que no decorrer da história, do estudo sobre o autismo, muitos foram os estudos, observações, investimento de tempo para se chegar no que chegou hoje, mesmo assim, os médicos, psiquiatras e grandes estudiosos da área, não param.

            O TEA é o transtorno do neuro desenvolvimento cujas características podem ser observadas ainda na primeira infância por meio da consulta a um especialista e, consequentemente, do diagnóstico precoce. .
Descrito pela primeira vez, em 1943, pelo psiquiatra austríaco Leo Kanner, o autismo foi baseado em uma observação de comportamento de aproximadamente 11 crianças. Um fato interessante é que todas elas demonstravam certo distanciamento do mundo que os rodeava. Ou seja, elas eram introspectivas.
Outro traço marcante é o fato dessas crianças apresentarem também as estereotipias motoras, o uso da linguagem de forma inadequada, entre outros fatores que anos mais tarde seriam confirmados por meio de evidências científicas.
A continuação desse assunto você verá na próxima postagem
Acompanhe nosso blog e fique por dentro !


Se você gostou, comente, e compartilhe!


Fabíola Tim Morais

Instagran: @timorais




Conteúdo baseado nos estudos do

Grupo  Funções Executivas.

https://www.grupomultimed.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

HÁBITOS NEGATIVOS DA DEPRESSÃO

  Tem depressão? A depressão é uma doença psiquiátrica extremamente séria que afeta muitas pessoas no Brasil e no mundo. Pode desencadear si...