sexta-feira, 1 de abril de 2022

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

 

Olá, Querido Leitor!

Hoje, escrevo um pouquinho sobre esse assunto bastante comentado no ambiente escolar, mas, que na minha opinião, só é dado a devida importância quando se comemora o dia Mundial. Se pensarmos com carinho, todos os dias se faz necessário conhecermos um pouco esse "mundinho" azul, pois mesmo quem não é educador, tem um amigo, vizinho, colega  que convive com uma pessoa diagnosticada como autista. Seria interessante se todos buscassem o conhecimento a respeito do assunto para ajudar, pois toda ajuda é bem vinda.


               O dia 2 de Abril, data escolhida para ser o Dia Mundial da Conscientização do Autismo , foi criado pela Organização das Nações Unida( ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação á população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA) sigla que usada hoje. Observe que a maioria dos laudos vem apenas com a sigla.

             Importante salientar que o autismo é uma condição que atualmente é vista também como uma síndrome comportamental de nível complexo. Além disso, o autismo combina fatores genéticos e ambientais

             Vários profissionais estudaram acerca do assunto, até que no ano de 1967  4 características são consideradas  para o autismo. Percebe se que no decorrer da história, do estudo sobre o autismo, muitos foram os estudos, observações, investimento de tempo para se chegar no que chegou hoje, mesmo assim, os médicos, psiquiatras e grandes estudiosos da área, não param.

            O TEA é o transtorno do neuro desenvolvimento cujas características podem ser observadas ainda na primeira infância por meio da consulta a um especialista e, consequentemente, do diagnóstico precoce. .
Descrito pela primeira vez, em 1943, pelo psiquiatra austríaco Leo Kanner, o autismo foi baseado em uma observação de comportamento de aproximadamente 11 crianças. Um fato interessante é que todas elas demonstravam certo distanciamento do mundo que os rodeava. Ou seja, elas eram introspectivas.
Outro traço marcante é o fato dessas crianças apresentarem também as estereotipias motoras, o uso da linguagem de forma inadequada, entre outros fatores que anos mais tarde seriam confirmados por meio de evidências científicas.
A continuação desse assunto você verá na próxima postagem
Acompanhe nosso blog e fique por dentro !


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Fabíola Tim Morais

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Conteúdo baseado nos estudos do

Grupo  Funções Executivas.

https://www.grupomultimed.com.br


quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Você sabe o que é uma pessoa com Deficiência?

Quando criança, pensava que ser deficiente era ter algum comprometimento físico ou mental, mesmo sabendo que eu não ouvia perfeitamente (achava normal, rsrsrs), de acordo o crescimento e convívio com outras, fui conhecendo o mundo do " Ser Diferente", que na verdade é normal. Mas, as barreiras, rótulos e preconceitos por parte da sociedade, e ás vezes, até mesmo de nós, por não aceitação, tem sido grande. 

Pessoa com deficiência é a que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e requer uma atenção especial  que compreenda ações de promoção, assistência, reabilitação, e principalmente manutenção da saúde. 

Para não ficar somente em minhas palavras, vamos ler o que a lei diz.

Segundo a lei n° 13.146/15, " a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas".  

Existem vários tipos de deficiências que são divididas em 5 categorias, são elas: Deficiêncial visual, auditiva, mental, física e múltipla.

Foi sabendo que o preconceito e a falta de acesso são os verdadeiros responsáveis por dificultar a vida dessas pessoas, que o MDPD (Movimento pelos Direitos das Pessoas com Deficiência) teve a iniciativa em criar o dia da luta da pessoa com deficiência, tendo como objetivo principal, orientar e fazer com que a população geral tenha conhecimento e entenda a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência. A data escolhida foi em 21 de Setembro, sendo uma  luta constante para que essas pessoas tenham voz e vez, pois, desde 1979, esse grupo MDPD, vem debatendo propostas em prol dessas pessoas, sendo comemorada , a partir de 1982, e oficializada em 2005 pela lei de n° 11.133.

Agora, dentre tantas datas porque escolheu 21 de setembro?

No Hemisfério Sul, esse dia dá se início a estação considerada a mais bonita do ano, a primavera. Creio que foi pensando na diversidades de flores, tanto em cores, modelos, fragâncias, cada um com sua beleza formando um lindo jardim, porque as pessoas são diferentes, cada um com suas especificidades, seu valor, seu jeito de ser,formam a sociedade e fazem a diferença no ambiente em que vive.


È preciso lutar pela construção de uma sociedade inclusiva, mostrando que todos somos iguais na diferença. A nossa luta não pára por aqui!

Viva a diferença!

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Fabíola Tim Morais



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Fonte:

Biblioteca Nacional da Saúde.

https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-de-luta-da-pessoa-com-deficiencia/


segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Disgrafia


Olá meus leitores! 

Já leu algo que a criança escreveu e percebeu que havia algo diferente?  As letras emboladas, de tamanho desproporcional ou até mesmo fora da linha? Pode ser um sinal de disgrafia. Vejamos: 

A disgrafia é uma dificuldade em coordenar os músculos da mão e do braço que ocorre em crianças consideradas normais do ponto de vista intelectual e que não sofrem de deficiências neurológicas severas. Esta dificuldade impede de controlar e dirigir o lápis ou a caneta para escrever de forma legível e ordenada. A caligrafia das crianças que sofrem de disgrafia costumam ser parcialmente legível, na medida em que a letra pode ser demasiado pequena ou demasiado grande, cujos contornos são mal formados.

A criança não consegue respeitar a linha, ou seja, escreve fora dela, nem os tamanhos relativos das letras, pelo fato de apresentar rigidez na mão e na sua postura. Aliás, por vezes, acontece-lhe escrever em sentido inverso, isto é, da direita para a esquerda.



A disgrafia também é chamada e conhecida como letra feia, porque o indivíduo tem uma dificuldade de se lembrar da grafia da letra, e quando ele tenta lembrar esse grafismo, escreve bem lentamente e isso acaba unindo inadequadamente as letras, tornando a ilegível. Algumas crianças com disgrafia possui também uma disortografia amontoando letras para esconder os erros ortográficos, mas na verdade , não são todos os disgráficos  que possuem disortografia. 

Vejamos as características:

Letra ilegível,
Lentidão na escrita;
Desorganização da forma de escrita fazendo a letra grande ou pequena, alongada ou deitada, etc; 
Folha desorganizada, porque não possui orientação espacial;
Traços muito fortes que marcam o papel; Também pode ser traços muito leve;
Desorganização do texto, ultrapassando a margem ou parando antes; 
Amontoa as letras quando ultrapassa as margens da folha;
Irregularidade no espaço que dá entre as linhas e palavras;

Geralmente, as crianças com disgrafia sofrem na escola por não conseguirem apresentar o seu trabalho de forma correta e cuidadosa como os demais colegas. 
Existe tratamento para a disgrafia, é só ficarmos bem atentos e informados sobre as possibilidades desse tratamento, lembrando que para isso se faz necessário entender que a melhora ocorre na execução das atividades escritas, e nas habilidades motoras.
Alguns especialistas indicam a utilização de jogos  durante esse processo, porque é através dos jogos que o indivíduo submete-se as regras e normas, onde poderão também desenvolver seu raciocínio, suas habilidades, etc.
Labirinto, qual é a sombra, complete as imagens, são alguns exemplos de atividades que podemos usar com a criança que apresenta sinais de disgrafia.

Exemplos de jogos e atividades:





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Por Fabíola Tim Morais

Créditos ao Grupo Funções Executivas, sob direção da MsC, Eliana Ribeiro, que abordou esse tema com muita clareza.

Referèncias:

https://blog.psiqueasy.com.br/2020/04/30/treinos-para-melhorar-a-disgrafia/

https://www.reab.me/disgrafia-15-recursos-para-sala-de-aula-e-para-casa/

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Neuropsicopedagogia

 

Você já ouviu falar da Neuropsicopedagogia?

Conhece o trabalho de um neuropsicopedagogo? Não?


Então...bem resumido, conheça um pouquinho dessa área fantástica pela qual desejei me especializar, entrei e apaixonei, rsrsrsrs.

Dedicada a estudar a relação entre o sistema nervoso e a aprendizagem, essa é uma área que tem ganhado cada vez mais espaço, principalmente devido ao papel importante que desempenha na escolaridade. É uma área que está interligada com conhecimentos da pedagogia, psicologia cognitiva e neurociência para possibilitar a compreensão e funcionamento do cérebro do ser humano, e as informações transmitidas á ele. Surgiu há mais ou menos 10 anos, e no dia 06 de dezembro comemora-se o dia do Neuropsicopedagogo.  

Acredita que essa pode ser a área ideal para você? Então continue a leitura e descubra mais sobre ela!

Neuropsicopedagogia: O que é?

A Neuropsicopedagogia é uma área multidisciplinar que se responsabiliza pelo estudo e cuidado com a aprendizagem. Ela se ocupa em tratar e solucionar dificuldades cognitivas, facilitando e melhorando o processo de aprendizagem e comunicação. 

Qual o foco da Neuropsicopedagogia?

Compreender o funcionamento do sistema nervoso, integrando suas diversas funções ( movimentos, sensações, pensamento, emoção, etc,), intervindo na melhora das dificuldades de aprendizagem, tais como:  Distúrbios de memória, dificuldades em raciocínio lógico, matemática, leitura e escrita, baixa autoestima,  falta de atenção, bloqueios de aprendizagem em várias matérias escolares, falta de motivação , entre outras. É uma forma, ainda, de se dedicar a entender melhor as limitações e bloqueios de cada pessoa, buscando trabalhar neles e estimular o desenvolvimento do indivíduo.

Ela é baseada em quê?

Com poucas diferenças, ela tem sua base na Psicopedagogia,porém, conforme Krug (2011)além das atribuições do psicopedagogo de estudar as características da aprendizagem humana, os processos de ensinagem e a origem das alterações na aprendizagem, o neuropsicopedagogo mediante seus saberes e conhecimentos em neurociências, poderá elaborar pareceres e encaminhamentos para outros profissionais, como pediatras,  psiquiatras e neurologistas, auxiliando-os na identificação diagnóstica, mediante o quadro de sintomas e queixa principal, apresentado.

Vale lembrar que a neuropsicopedagogia tem as mesmas bases da psicopedagogia.

Para ingressar nesse mercado, é necessário ser graduado em pedagogia ou psicologia., e  partir daí cursar a pós em neuropsicopedagogia. Agora, onde esse profissional pode atuar? 

Sabendo que essa área é dividida em 3 ramos, Clínica , Institucional e Hospitalar, o profissional pode optar, dependendo do ramo escolhido, exercer a função em escolas, centro de referências, casa do idoso, consultórios e postos de saúde.

Os profissionais que se interessam por ela devem, de forma geral, possuir tranquilidade, paciência e didática, já que serão responsáveis por acompanhar pessoas que precisam de auxílio no processo cognitivo, independente da idade.

Como disse no início do texto, gostei tanto que,  hoje participo de um grupo de profissionais extremamente apaixonados por essa área incrível.


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Por Fabíola Tim Morais

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Imagem da internet

Referèncias:

http://copop.com.br/neuropsicopedagogia-entenda-melhor-sobre-esta-area-e-com-ela-atua/

Guia  Prático de Neuroeducação Bianca acampora


sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Intervenção em idosos

 Olá, Querido leitor!


Achou diferente essa imagem? 

Quero apresentar a você, que acompanha meus posts seja aqui no blog  ou no instagran, um assunto de extrema importância, porém  pouco divulgado, e voltado para idosos.

 Tenho visto muitas formações, cursos, lives voltados para crianças, mas quando chega até nós, adolescentes, adultos ou idosos, muitas vezes, não sabemos como lidar ou intervir porque há poucos materiais e estudos com comprovações científicas. 

Mas como o mundo é recheado de pessoas que de alguma forma fazem a diferença, encontramos aí o  Cleones Pereira, Psicopedagogo, Neuropsicopedagogo, e atualmente graduando Psicologia, que criou o grupo Estimula Cognição, voltado apenas para idosos e abrange todas as áreas, arteterapia, psicomotricidade, psicologia, musicoterapia, enfim.

 Lá encontramos vários profissionais que compartilham seus conhecimentos através de relatos de experiências, de estudos, pesquisas e assim, vamos aprendendo juntos para melhor intervir com os idosos. 


Estamos comemorando 1 ano de união, aprendizagem, troca de conhecimento, e convido você que tem convívio ou não com idoso, ou tenha  interesse em conhecer esse fantástico mundo dos idosos, a participar conosco. Siga nos pelas redes sociais.


Por Fabíola Tim Morais

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@cleonespereirasantos


quarta-feira, 11 de agosto de 2021

11 de Agosto: Dia do estudante


 O dia do estudante é um dia precioso! assim como é precioso cada dia da nossa vida.

Ser estudante, é aprender constantemente, desde o nascimento até o último dia de vida.

É preciso sonhar e acreditar em um futuro melhor! os estudos nos dá essa condição de sonhos e possibilidades, é é fundamental que o estudante adquira uma compreensão e uma percepção nítida dos valores, do convívio, das regras e do conhecimento que afinal de contas nunca é demais, é algo que não se compra e ninguém pode tirar de nós.

Estudar é conhecer mundos diferentes. è acordar sabendo que vai aprender algo novo, vai "quebrar a cabeça" tentando , vai ter dúvidas, desvendar misterios, ter uma nova descoberta e aprender algo novo.

Sempre digo aos meus alunos pra que insistam, persistam, mas nunca, jamais desistam de seus objetivos, mesmo que as vezes parecem não conseguir, devido as dificuldades no decorrer da trajetória, pois, as aparências ás vezes nos enganam e a vida nos reserva surpresas ( rsrsrs).

Tenho o hábito de usar com eles as 3 regras básicas para conquistar algo: Eu quero! Eu posso! Eu consigo! E tem funcionado bem. 

Tenho participado de vários grupos de estudos onde profissionais passam noites, dias, horas lendo, relendo, se desbruçando em livros, participando de encontros, simpósios, e palestras para aprender mais, se fortalecer e transmitir conhecimento aos demais. Como diz meu amigo, o  neuropsicopedagogo Cleones Pereira, é preciso conhecer para intervir. Tenho buscado esse conhecimento porque gosto e porque tenho incentivos positivos de grandes profissionais que são exemplos pra minha pessoa, entre eles, a professora mestre Eliane Ribeiro, administradora do grupo de estudos funções executivas .

Dedico esse post a todos os estudantes que tem se dedicado a aprender com o passado, agir no presente com o objetivo de transformar o futuro. Estudantes são aqueles que podem mudar o mundo! acredite em seu potencial, se esforce, se organize e não perca o foco.



Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende. 

( Leonardo da Vinci) 


Por Fabíola Tim Morais

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Superdotação



No dia 10 de agosto,  comemora-se o Dia Internacional da Superdotação.

A superdotação é vista pelos professores, na maioria das vezes, como uma habilidade e não como uma dificuldade, mas casos de superdotação e altas habilidades independem de raça,sexo,idade ou classe social,mas podem ter um fator genético relevante. Há casos em que a superdotação provoca obstáculos na vida da pessoa, principalmente na infância, quando a personalidade e interação social social começam a se desenvolver.

Ao desconfiar que uma criança ou adolescente do seu entorno se enquadre nesse perfil, é importante deixar de lado o romantismo de achar que tudo são flores na vida delas. Vale lembrar que é extremamente importante, os professores e responsáveis que lidam com a criança, saber que uma criança superdotada precisa no mínimo, das condições adequadas para se desenvolver, pois do contrário, pode acontecer das suas habilidades serem desperdiçadas por falta desse olhar diferenciado. 

É necessário oferecer condições para que ela se desenvolva de forma saudável, buscando ajudá-la a desenvolver seus talentos e a solucionar seus conflitos.

Isso pode ser feito por meio de acompanhamento psicológico, atividades extracurriculares, engajamento em projetos desafiadores,acordos de atividades extra com os professores e até um avanço no ano escolar quando necessário.

Cada caso é um caso e existem grupos e profissionais especializados neste segmento que podem ajudar muito neste processo.

Quer saber mais?

 Falaremos mais adiante, sobre as características da superdotação. 

Curte, comente e compartilhe para que mais pessoas tenham acesso a esse conhecimento.


Por Fabíola Tim Morais

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Fonte Érica Alvim

Imagens da Internet

HÁBITOS NEGATIVOS DA DEPRESSÃO

  Tem depressão? A depressão é uma doença psiquiátrica extremamente séria que afeta muitas pessoas no Brasil e no mundo. Pode desencadear si...